13 Reasons Why | Frog Review (Mensagem Importante) - Creative Frog

sexta-feira, 9 de março de 2018

13 Reasons Why | Frog Review (Mensagem Importante)

 Eu não costumo ver séries no dia-à-dia, apenas quando estou com o mood para tal. Gosto muito, de vez enquanto, de me enfiar na cama, à noite, com um chá e a Nina (a minha gata) a acompanhar-me e ver uma série ou um filme. Sou fiel ás minhas séries favoritas e tento ir acompanhando à medida que vão saindo episódios novos. 
 Mas ás vezes decido ver séries novas e quando calham aquelas séries que nos prendem ao ecrã, eu fico colada! Séries que são um achado maravilhoso, que me envolvem de tal maneira que só quero ver episódio atrás de episódio, como se não tivesse responsabilidades no dia seguinte. O normal é ficar acordada até ás tantas. Ups! 

Imagem retirada do Google


 Foi isso que me aconteceu quando resolvi ver 13 Reasons Why. É das séries mais conhecidas e houve uma altura que não se falava de outra coisa na internet. E não me surpreende, porque esta é das potentes!
 Já vi a série à alguns meses atrás mas agora que arranjei um tempinho quis falar dela por aqui, principalmente pela grande mensagem que trás. Entendo que haja muita gente que tenha visto e ficado entranhada a cada episódio e que tenha percebido a mensagem e pensado um pouco sobre. Também entendo que outra parte tenha visto por estar em alta, tenha achado piada, mas será que entenderam o objectivo da série? Para todas as partes, começo já por vos falar do episódio extra de 13 Reasons Why. Mr.Piracy é o meu site de eleição para entretenimento e lá, há um "episódio especial", um behind the scenes, onde tanto os produtores como os actores falam da série, de cada episódio e de cada mensagem que quiseram passar. 
 Para quem viu a série ou vai ver, devem mesmo ver esse tal episódio porque pelo menos para mim, foi bastante importante e foi como se "completasse o ciclo". 

 Explicando um pouco a série, dá-nos a conhecer vários problemas graves, muitas vezes desconhecidos, que os adolescentes/jovens passam, na vida escolar, social e pessoal. Como o nome da série refere, são 13 episódios, mais ou menos de 50 minutos, onde Hannah Baker, protagonizada por Katherine Langford, explica as 13 razões que a levaram ao suicídio, através de Clay Jensen (Dylan Minnette), ambos protagonistas desta série, a quem Hannah deixou 7 cassetes a desvendar estes mistérios antes de morrer. 
 A cada episódio, vamos descobrindo o porquê desta morte e a cada episódio parecia que me dava uma coisinha má porque eu só queria saber mais e mais! É uma história que nos deixa confusos e curiosos e nos envolve de tal maneira que parecemos detectives, a querer saber o porquê disto e daquilo. Obrigada Netflix! 
 Sem querer dar muito spoil, Hannah relata nas suas cassetes várias desilusões, desde amizades falsas, a amores não correspondidos, segredos e inveja, humilhações e violações. Por isto, é na minha opinião uma série bastante forte e que pode mexer a sério com algumas pessoas. 
 Foi pensada com o objectivo de nos mostrar, jovens, país e educadores, os problemas reais que muitos jovens enfrentam e a grande consequência: depressão e suicídio. É um aviso que diz: estes problemas existem e não podemos deixar que isso continue. 
Imagem retirada do Google


 Algumas curiosidades: Inicialmente 13 Reasons Why era para ser um filme lançado pela Universal Pictures, com Selena Gomez no papel principal, mas a Netflix transformou-o numa série no final de 2015. Selena Gomez serviu como produtora executiva. E para mim faz muito mais sentido como série.
 É uma série americana baseada no livro Thirteen Reasons Why (2007) de Jay Asher. 
 Está programada uma segunda temporada para 2018, e eu de certeza que vou andar de olho para ver a temporada inteira!

Imagem retirada do Google


 Deixando alguns pensamentos meus, esta série ao inicio pareceu só entretenimento, mas fez-me ver e reforçou a realidade que muitos enfrentam. Fez-me pensar bastante. Eu nunca fui pessoa de magoar os outros, na escola ou fora dela, nem de gozar ou humilhar as pessoas. Até porque eu própria sofri bastante bullying na escola, mas felizmente consegui ultrapassar e ficar mais forte com isso.
 Existem muitos jovens ou mesmo adultos que passaram por muitos problemas, inclusive os de Hannah e chegaram ao limite. Uns conseguiram seguir em frente, outros sobreviveram mas ainda com marcas e outros acharam que o suicídio seria a melhor opção. E neste momento, custa-me escrever sobre esta realidade, acreditem. 
 Mas o suicídio não é opção. Por mais difíceis que sejam os vossos problemas, existem pessoas que vos podem ajudar, nem que seja só a mostrar-vos que há esperança e que existe mais vida pela frente, com novas oportunidades. Sejam fortes e nunca desistam de lutar por vocês e por todos aqueles que passam pelo mesmo. Eu própria quero ajudar. Todos devíamos querer. Se conhecem alguém que pode estar a sofrer por um destes problemas, por favor ajudem essa pessoa de forma cuidada e genuína. Vamos fazer do mundo um lugar melhor para todos.

Imagem retirada do Google


 Deixo-vos aqui com uma sinopse mais detalhada da série (retirado da Wikipédia):
"Clay Jensen, um estudante, volta para casa da escola um dia, e encontra uma caixa misteriosa deixada na sua varanda. Dentro da caixa, ele encontra sete cassetes de dois lados gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola e amor não-correspondido, que tragicamente cometeu suicídio há duas semanas atrás. Na fita, Hannah desenvolve um diário de áudio emocional, detalhando os treze motivos pelos quais ela decidiu se suicidar. As suas instruções são claras: cada pessoa que recebe a caixa é um dos motivos pelos quais ela se matou. E, depois que cada pessoa termina de escutar as cassetes, ela deve passar a caixa para a próxima pessoa. Se alguém decidir quebrar a corrente, um outro conjunto de cassetes será revelado ao público. Cada fita se dirige a uma pessoa específica em sua escola e detalha o envolvimento da mesma em seu suicídio."


E vocês, já viram a série? O que acharam? No inicio deste post não pensava acabá-lo desta maneira, e realmente quis expressar-me de forma mais íntima. Digam-me o que acharam da série e nomeadamente deste post e das minhas palavras. Seria importante para mim partilharmos alguns pensamentos daqui.

Beijinhos!

6 comentários:

  1. Por acaso foi série que nunca vi, mas confesso que tenho alguma curiosidade ahaha Gostei imenso do teu post por tão completo que está :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  2. AMEI a série e estou desejosa que saia a segunda season :D Chorei baba e ranha (pois tá claro!) mas está tão bonita e triste ao mesmo tempo. Acho super importante ver e refletir sobre o assunto. Por mais pequenas que sejam as coisas, elas podem ser o limite de alguém.


    Adorei o teu post :) Um grande beijinho*

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não cheguei a chorar mas algumas partes fizeram-me muita impressão de ver x.x
      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  3. Ótima série...Ja vou buscar mais detalhes para conhecer e também aprecia-la.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderEliminar