Bullet Journal / Fevereiro - Creative Frog

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Bullet Journal / Fevereiro


 Bullet Journal é algo fantástico que existe desde sempre mas ganhou um nome e fama. Basicamente, é o vosso caderno pessoal. É uma agenda, diário, notebook e sketchbook apenas num caderno. Mas aqui não há regras. Vocês não têm de seguir uma ordem certa para ter um Bullet Journal. O objectivo é deixar fluir a criatividade e escreverem e desenharem o que vocês quiserem! Podem ser vários cadernos ou só um, podem usar o caderno que quiserem, do tamanho que quiserem, com ou sem linhas, quadriculado (como o meu) ou pontilhado. Podem fazer listas, doodles, notas, marcar eventos, enfim... tanta coisa! Podem usar os materiais e cores que quiserem. E podem decorá-lo ao vosso gosto! Um mundo infinito de criatividade simples ou messy!

 Pessoalmente, gosto muito de fazer Bullet Journal. Comecei em Outubro do ano passado cheia de entusiasmo e sendo a menina artística, pareceu-me bem. Queria ter escolhido um caderno todo fancy mas queria tanto começar a planear o meu BJ que agarrei-me ao primeiro caderno novo que vi no quarto, um caderno A4 quadriculado, de capa azul. Daqueles que dizem mesmo 'não gosto de matemática'!
 Esta é a primeira página, género capa. Decidi usar outra arte, agora muito na moda também, o chamado lettering ou caligrafia moderna, que também gosto muito. Obviamente não ficou perfeito, mas no nosso BJ, nada precisa ficar perfeito, apenas como gostamos. É importante olharmos para o BJ e sentir aquela vibe agradável e cozy.


 Todos os amantes de Bullet Journal sabem que há uma sequência presente, mas não obrigatória. Esta é uma maneira de organizar melhor o BJ mas cada um personaliza à sua maneira. É mais ou menos assim:
Capa - Index, que marca pelo número todas as páginas - Legenda, com símbolos ou cores como "chaves" - Future Log, que serve para organizar os próximos meses, marcar eventos, etc - Depois vem o Monthly Log, Weekly Log e Daily Log, onde podem marcar mais detalhadamente eventos para o mês, semana e dia, notas, tarefas, tudo o que precisarem. Há quem faça apenas uma página To Do para marcar tarefas que precisam de ser feitas. Também podem fazer o Habit Tracker, um "esquema" para marcarem hábitos e tarefas que querem fazer mais ou menos. E depois temos as Colecções! As colecções são listas do que quiserem. Filmes, livros, desejos (Wish List), quotes favoritas, páginas com desenhos, exercícios, comidas e restaurantes, tudo o que vos der na cabeça! Mas o BJ não tem que ser assim. Como eu disse antes, deve ser feito ao vosso gosto, com a melhor ordem para vocês.
[Foto: Algumas páginas do meu BJ - Legenda (Key) e Colecções]


 Como ultimamente tenho imensa coisa para fazer e pensar, a minha criatividade e pachorra não estão on point (eu a ser super sincera because it's life). E isso deixa-me frustrada a vários níveis. Mesmo assim não quis deixar de fazer BJ para Fevereiro até porque preciso de algo para organizar os meus dias e ideias. Apesar de ser mais fraco, decidi decorar estas páginas com um tema mais festivo, porque é o mês do Carnaval, mas simples. Fiquei-me pela capa do mês, onde escrevo sempre o nome do mês com destaque e em lettering. Também escrevo por cima um mini calendário desse mês, alguns objectivos ao lado, ou Goals, como gosto de chamar, e por baixo do nome do mês, escrevo sempre uma quote para me inspirar.
 A seguir costumo sempre fazer o Monthly Log, onde anoto eventos e compromissos para o mês. Faço sempre algo simples e normalmente de uma página, como na foto.


 Antes costumava fazer Habit Trackers mais fancy e com mais hábitos/tarefas que queria rastrear em que era suposto todos os dias marcar cruzes naquilo que mais/menos fazia. Mas chegou a uma altura em que já não andava a marcar alguns, ou porque me esquecia ou porque não tinha tempo sequer de pegar no BJ. Então comecei um HT mais simples e passei a marcar aquilo que preciso mesmo, como o gasto de gasóleo do meu carro. Aos poucos vou adicionar mais coisas que quero ou preciso rastrear.
 Faço sempre um Budget porque gosto sempre de saber os meus gastos e ganhos na parte financeira e dá bastante jeito!









 Não costumo fazer Weekly Logs, porque normalmente o Monthly Log basta e se precisar faço uma mini lista numa página qualquer com mais tarefas e eventos, mas como as próximas semanas vão ser bastante ocupadas, achei que seria uma boa adição para me organizar melhor. Mais uma vez, algo simples.
 Se repararam, escrevo os títulos a inglês e o resto a português. Para mim funciona melhor assim porque além de ficar melhor no ouvido, já sei o que é. Como eu disse, é apenas uma questão de fazerem o vosso BJ funcionar da melhor e mais confortável maneira para vocês.
 Em termos de materiais, uso o que tenho à mão. Não precisam de gastar dinheiro em canetas e outras coisas com super qualidade. Eu uso uns marcadores de várias cores da Note que comprei no continente (estão na foto acima do caderno), uso canecas daquelas de escola, azul e coloridas da Bic, e uso as minhas preferidas, mais viradas para desenhar, a 0.4 preta da Artline e uma brush pen preta da Pigma Brush, que uso mais para lettering assim como os marcadores que também têm uma ponta estilo brush.

 Actualmente o meu Bullet Journal está um pouco desorganizado e too simple porque não tenho tido muita disposição ou tempo mas nunca o deixo de usar porque é uma boa ferramenta e ajuda para o dia-à-dia. Antes tinha aquele "vício" de ter que ir todos os dias escrever no BJ e marcar hábitos e outras coisas, mas agora não acho isso necessário. Para mim o Bullet Journal é algo que não deve ser forçado. É uma maneira de passar tempo a fazer listas, escrever e desenhar, e de deixar fluir a criatividade e esquecer o stress. Também é uma boa ferramenta de organização, tanto de vida, no geral, como de pensamentos. Por isso super aconselho!

 Queria muito trazer este tema do Bullet Journal porque acho que é bastante interessante e criativo e está na berra! Vou tentar actualizar-vos dos meus spreads para cada mês, como se fosse uma série, e trazer ideias de colecções e temas. Quando faço algo mais fancy no BJ costumo partilhar nas redes sociais por isso acompanhem-me por lá! Já agora, é no Pinterest que encontro bastante inspiração quanto ao BJ e outras coisas artísticas, e algumas guardo em álbuns, por isso podem seguir-me por lá!
 Se tiverem um Bullet Journal ou criarem um digam-me e partilhem comigo aquilo que costumam escrever e listar! Espero que este post vos seja helpful ou pelo menos interessante!

Cheers!
Follow my blog with Bloglovin

4 comentários:

  1. Ficou mesmo muito giro! E tem boas dicas!

    http://me-myself-and-her.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Está tão giro! Este ano ainda me mantive fiel à agenda em papel mas, quem sabe, talvez no próximo ano me aventure e faça o meu bullet journal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Para dizer a verdade, andei a pensar em adquirir uma agenda porque o meu tempo tem sido escasso. Mas como tenho uma alma artística, quero me manter fiel ao Bullet Journal e a todo o processo de criatividade e decoração que envolve.
      Mas aconselho-te a começares um! É bom para passar tempo e deixar fluir a criatividade, esquecendo o stress! :)

      Eliminar